sexta-feira, 15 de maio de 2015

Visitas do Mayor

Ontem recebemos uma carta de notificação, manuscrita, a informar que hoje iríamos receber a visita do presidente da câmara de Dolisie.

Muito sinceramente nem demos grande importância. Os trabalhos decorriam normalmente na obra. Nem mandamos "limpar" o chantier nem nada.

Eram cerca de 10h da manhã quando recebemos uma comitiva de cerca de 30 pessoas, que vinham dentro de duas camionetes com escolta policial.
Era o presidente da câmara. Foi recebido sem grande pompa no nosso escritório. Explicamos o projecto por alto, num Francês precário e saímos para a obra.
A comitiva era composta pelo conselho dos cidadãos e os directores dos diferentes sectores da câmara Municipal, Agricultura, Saúde, território...
Juntamente com a comitiva vinham jornalistas que nos tentavam isolar para obter informações.

Quando me viu, uma anciã do conselho aproximou-se e perguntou-me o que é que eu fazia no Obra. "Sou Engenheira! Directora de Obra Adjunta" respondi eu.
"Uma mulher a chefiar os homens!" Disse ela muito entusiasmada. Passados 5 minutos tinha uma cambada de repórteres à minha volta.
A anciã falava para as câmaras e dizia que era um motivo de orgulho para Dolisie ter uma mulher no comando dos trabalhos. "Este é o caminho para o futuro!" gritava ela para as câmaras.

No meio da algazarra, o presidente da câmara aproximou-se e veio encostar-se a mim.
"De facto é muito bom para a nossa cidade a presença de uma mulher numa Obra como esta. As mulheres são sobrevalorizadas na nossa cultura. Força Mulheres!" Diz ele num discurso de político de quem quer angariar votos.

Rapidamente perdeu o interesse. Queria ver o hospital, saber quantos quartos, qual a data  de inauguração... Infelizmente essas informações são restritas e não podiam ser divulgadas de animo leve. Ficou desiludido. O arquitecto da comitiva queria ver o projecto mas não ia ser possível.
Começaram a ficar chateados e desanimados.

Intervi. "Ainda é muito cedo para falarmos em datas, o previsto é o final do ano. Neste momento não podemos dar mais informações porque não temos ordens para isso"
Viraram-se para mim: "Este senhor é o presidente da câmara desta cidade, ele precisa de ser informado sobre a ordem dos trabalhos."
"Nos trabalhamos para o presidente, ele é informado todas as semanas da progressão dos trabalhos. Se precisarem de algum esclarecimento peçam-no a ele" disse eu já a ficar nervosa.

Neste momento já estávamos, tanto eu como o meu Colega, Director de obra, cercados pela comitiva.
O que disse pareceu ter resultado. Afastaram-se e reuniram.
"Muito bem, em Setembro voltamos" respondeu por fim o presidente da câmara.
"Muito bem!" disse o Davide.

A comitiva dirigiu-se toda para os autocarros e para trás ficou a anciã e a repórter. "Muito Obrigada pelo incentivo" Disse-me ela, "São mulheres como tu e como nós que damos força a estas pobres mulheres. Muito Obrigada"

Com isto foi tirada uma foto para posterior recordação e elas partiram com a comitiva.

Se me senti orgulhosa? Claro. Nunca me considerei exemplo para nada, mas se a minha vinda aqui veio para dar força às mulheres locais, pois que seja. Se não consigo mudar mentalidades com palavras pois que mude com acções.






Sem comentários:

Enviar um comentário